quinta-feira, 3 de julho de 2014

O QUE FAZER COM O ESGOTO

CÓRREGO - Bairro: PRAERINHO

Poluição dos Rios


Córrego /Praerinho 


     A poluição dos rios lagos é hoje em dia é um  grande problema no mundo, existe cerca de 95% de água, sendo que apenas 3% é potável e desses 3% a grande maioria está sendo poluída pela ação do homem.
 Sabemos que a cada dia muitas toneladas de lixo e esgoto são lançados no meio ambiente, os esgoto residenciais são jogados nos córregos que conseqüentemente é lançado ao rio sem nenhum tratamento acarretando assim a graves problemas ambientais e agravos a saúde humana.








    A Fauna e a Flora estão sendo degradados pela poluição acelerada sem nenhum tipo o de intervenção dos nossos lideres governamentais, prova disso é o estado em que se encontra o rio Cuiabá onde o esgoto é lançado através dos córregos provocando contaminação da água e pescado, pois próximo a diversos pontos onde deságuam córregos e notável a presença de pescadores, que pescam para consumo próprio, exemplo o córrego do Bárbaro na região do Praeirinho.

 Margens do córrego/Praerinho
   Além de o esgoto ser lançado ao rio nesta região sem qualquer tipo de tratamento desrespeitando as legislações ambientais, os moradores próximos ao córrego do Barbado contribuem grandiosamente para poluição ao lançarem generosamente grande quantidade de lixo as margens do córrego do barbado bem como também lançam enorme quantidade de lixo as margens do rio Cuiabá. É notável a falta de conscientização dos moradores ribeirinhos.









Margens do córrego/Praerinho







       A própria natureza possui capacidade de decompor a matéria orgânica presente no rio, no entanto neste rio esta sendo lançada uma quantidade superior a que ele comporta o que nos deixa muito preocupados, portanto ação imediata se faz necessária, precisamos de estação de tratamento eficaz urgente, para reproduzir a ação da natureza de maneira mais rápida.
O rio Cuiabá é responsável sozinho por cerca de 95% do total das fontes de captação de água da capital, se algo não for feito imediatamente podemos perder este importante recurso, não podemos ser omissos permitir que um rio tão importante que já é considerado de classe iii, se torne ainda mais poluído a ponto de se tornar inviável a sua utilização.
Hoje apenas 28% do esgoto da capital é tratado, a CAB empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico de Cuiabá começou suas atividades em 2012com a concessão dos serviços prestados por 30 anos, de acordo com o documento assinado pela concessionaria a empresa terá u prazo de 10 anos para tratar todo esgoto produzido na capital.
Nos enquanto cidadãos podemos contribuir para diminuir esta poluição, precisamos desenvolver consciência ambiental, de maneira alguma jogar ou permitir que joguem lixo as margens de Córregos e rios, precisamos preservar este importante Recurso que temos, que é essencial para nossa sobrevivência.



                             O QUE FAZER COM O ESGOTO

Conforme relatório da ONU mais de um quarto da população vive sem condições sanitárias adequadas. Esse quadro é muito perigoso para a população em geral, pois a falta de higiene e águas contaminadas pelo lixo e pelos dejetos humanos podem gerar diversas doenças e pandemias.
Vejam alguns exemplos que destruíram vidas pela falta de cuidados adequados com o esgoto:
·         Em 1991 quatro mil pessoas foram mortas vítimas de cólera, doença que se espalha pela contaminação das águas por esgoto, foram mais de 400 mil doentes na América do Sul.
Houve também conseqüências econômicas com a perda de 700 milhões de dólares no Peru, pois os peixes também foram contaminados.
·         No ano 2000 ocorreram mais de 50 mil mortes por problemas atribuídos a água contaminadas na América Latina conforma dados do UN- Habitat.
·         Segundo a ONU, a falta de higiene resulta em 1,6 milhões de mortes por ano em todo o mundo.


COMO É FEITO O TRATAMENTO DE ESGOTO


   Para diminuir as impurezas presentes no esgoto, o trabalho envolve ao menos cinco etapas até que a água possa ser devolvida ao ambiente. A idéia é começar barrando a sujeira visível ao olho nu, de sofá, geladeira, garrafas pet até o fio de cabelo, depois eliminar grãos de areia, partículas em suspensão e por fim atacar as impurezas solúveis na água.
O tratamento remove até 95% desses dejetos, fazendo com que a água possa ser utilizada na limpeza de ruas, na irrigação, ou ser devolvida sem perigo aos rios. Esta tarefa é demorada e requer um alto investimento em longo prazo.

   A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que para cada dólar aplicado em saneamento e tratamento de esgoto, economizam- se 05 dólares em atendimento médico. No Brasil, onde só 16% dos esgotos urbanos são tratados, quatro em cada cinco doenças são causadas por água ou esgoto sem tratamento adequado. 





















Estudantes do Cursos de Engenharia Ambiental da UNIC- 1 Semestre
Ronilce Lima , Elen Patricia chagas Ramos, Heleno , Mirian  Aguiar, Noelma Karesma Fernandes, Ana Goulart e Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário