quarta-feira, 2 de julho de 2014

LAGOA ENCANTADA - MORADA DA SERRA

LAGOA ENCANTADA – BAIRRO MORADA DA SERRA

Todos Sabem que tão importante quanto a criação e inauguração de obras públicas é o acompanhamento do funcionamento desta obra, tanto pelos órgãos responsáveis, quanto pela população que se beneficiou direta ou indiretamente com o serviço.
Em Cuiabá podemos observar pontos turísticos ambientais de sucesso, como é o caso do Parque Mãe Bonifácia que conta com manutenção e segurança diariamente, e pontos que no projeto inicial eram para servir ao turismo com cunho ambiental, mas que hoje encontram-se em esquecidos pelos órgãos responsáveis e lembrados pelos vândalos.
A Grande CPA recebeu a revitalização do complexo ambiental construído no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do CPA III. O projeto custou R$ 2,1 milhões que vieram do Ministério do Turismo (por meio de emenda parlamentar) e com contrapartida de 10% do município.
Além de se transformar num espaço multiuso, as três lagoas que antes eram apenas locais de captação de esgoto, passaram a ter capacidade para tratar os dejetos, que são lançados de forma ambientalmente correta no Córrego Caju no encontro com o córrego gumitá e posteriormente no Rio Cuiabá. A ETE atende uma população de 50 mil habitantes e tem capacidade para receber até 104 litros por segundo.
Na época, o projeto de revitalização contou com a implantação de um centro de Reutilização do Reuso da Água (CRRA) projeto que incluía medidas de otimização do sistema, a reutilização do efluente final para irrigação dos canteiros e limpeza do local, ações de educação ambiental junto à população local, sanitários, sala administrativa e segurança 24h, pista para caminhada dos moradores, academia para idosos, ainda seria utilizada como laboratório de campo para os alunos da UFMT.

Pois bem, existe muita divergência entre a teoria e o que realmente está acontecendo na prática. A lagoa encantada é vista hoje por grande parte dos moradores da região como um exemplo do descaso com a população e meio ambiente da região.

Após quatro anos de sua inauguração, a estrutura construída em torno da Lagoa Encantada hoje está totalmente abandonada e depredada. Ainda muito utilizada por alguns moradores da região, a pista de caminhada há lixo e, em alguns trechos o matagal chega a um metro de altura. Os banheiros e vestiários abertos estão sem condição. Além do fato das lagoas exalarem mau cheiro em alguns dias. Laboratório que nunca chegou a ser efetivamente equipado hoje serve para moradores de rua. O horto construído para produção de mudas para posterior rearborização da lagoa e doação aos moradores encontra-se tomado pelo mato.


A Câmara Municipal de Cuiabá descreve em seu site sobre a Lagoa Encantada como ponto turístico a ser visitado e, traz o seguinte texto: “Com especial tratamento das lagoas de decantação e tratamento de esgoto, é aplicado produtos nas águas que evitam propagação do cheiro característico desses locais, tornando assim o ambiente totalmente adaptado para o uso humano. O Parque possui museu, centro ambiental, trilhas para caminhadas, playground, equipamentos para exercícios e uma ótima infra-estrutura”. Não é o que encontramos hoje no local.
   Apenas após várias ocorrências registradas, no primeiro semestre de 2014 foi instaurada no local uma base de segurança militar - um Posto de Polícia, uma ótima medida tomada que ajudará a inibir os assaltantes e vandalos no local 
Com esse enorme contraste entre a teoria e a prática, buscamos a opinião daqueles que são afetados diretamente pelas condições atuais da lagoa encantada, os moradores da região.
Este questionário tem como objetivo evidenciar a opinião de moradores que vivem todos os dias com a situação em que se encontra a Lagoa Encantada atualmente.
Neste trabalho foram entrevistados a quantidade de dez moradores da região divididos entre os bairros CPA 3 setor 4, Vila Rosa e Novo Mato Grosso.

QUESTIONÁRIO REALIZADO COM MORADORES PRÓXIMOS A REGIÃO DA “LAGOA ENCANTADA”

PERGUNTAS
1-Você costuma frequentar a lagoa encantada? Por quê?
2 - Você sabe quem é o responsável pelos cuidados com a lagoa?
3 – Para você, houve melhorias após a revitalização realizada em Março de 2010?
4 – A lagoa exala algum mau cheiro que chega até sua residência?

5 – Para você, atualmente em que estado se encontra a lagoa encantada?
( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim ( ) péssimo


RESULTADOS DA PESQUISA

Os resultados obtidos com a pesquisa expõe a insatisfação dos moradores com a Lagoa Encantada da grande CPA. O projeto que antes era de reeducação ambiental para os moradores e ao mesmo tempo tratamento de esgoto da região, hoje está longe de atender todas as necessidades para que foi criado. Ainda que haja o tratamento do esgoto, o mau cheiro e a quantidade de lixo foram apontados na pesquisa como principais motivos de não frequentarem o local.
                Devido ao “empurra-empurra” de responsabilidade pelo bom funcionamento da Lagoa entre a Prefeitura de Cuiabá e a CAB faz com que os moradores não saibam ao certo de quem é responsabilidade do assunto. Enquanto a CAB justifica ser encarregada apenas do tratamento de esgoto, a Prefeitura se diz responsáveis apenas pelos “Jardins” do local, limpeza.
                Não é perceptível para os moradores pesquisados uma melhora significativa do que era antes da revitalização para a situação em que a Lagoa encontra-se hoje. Um dos aspectos que ainda prevalecem é o mau cheiro, que ocorre principalmente em alguns dias chuvosos.
                Por fim, as condições da Lagoa Encantada foi considerada pelos moradores em estado ruim, haja vista que a Lagoa não traz orgulho para os moradores da região, atualmente não aborda nenhum projeto de reeducação ambiental para os moradores, e está longe de ser um ponto turístico como muitos diziam em 2010 e mais longe ainda do que afirma o site da Câmara Munic
                Hoje, a Lagoa recebe alguns cuidados dos próprios moradores da região, que realizam o cuidado e limpeza da academia aberta por exemplo. Porém é necessário que algum órgão se mobilize e assuma a responsabilidade pelo local, para que possa haver mudança. Com a Lagoa Encantada da grande CPA nestas situações, o turismo perde, a população perde e o meio ambiente também perde.

Entrevista feita com uma das moradoras da região, ela comenta sobre o mau cheiro e as condições em que se encontra a Lagoa.



BIBLIOGRAFIA


Alunas: Patrícia Pinheiro, Rayane Alexandra Miranda, Renato Felipe Apoitia Da Cunha, Kamilla Gamis.

UNIC – Engenharia Ambiental / 1º Semestre 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário