quinta-feira, 3 de julho de 2014

POLUIÇÃO DO RIO CUIABÁ

A fonte que dá vida e alimenta a capital e cidades vizinhas pede socorro.


  O rio Cuiabá esta morrendo de forma gradativa .   Segundo pesquisa, em menos de duas décadas teremos apenas lembranças do que foi e da importância desse patrimônio que há tempos se agoniza em asfixia pelas mais de 20 toneladas de lixo, e aproximadamente 400 mil litros de esgoto doméstico e industrial que ele “engole” diariamente das duas cidades que o cercam, Cuiabá e Várzea Grande, e que ele generosamente abastece e faz girar a economia.




  Um mergulho profundo na questão do rio Cuiabá, traz a  triste constatação de que apenas 25% a 30% de esgoto é tratado; que a falta de políticas comprometidas em reverter a situação do rio Cuiabá é total; e o mais agravante: a maioria da sociedade está inerte e sem o menor cuidado com o destino do nosso rio.
  A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), pontua que as regiões mais poluídas são as dos córregos do Gambá e São Gonçalo, devido ao lançamento de efluentes domésticos sem nenhum tratamento.

 Há ainda outros dados alarmantes: Cuiabá é apontada como a terceira capital brasileira que mais desperdiça água potável do País, com índices de até 46%. 
Outro agravante: A Defesa Civil aponta que vários afluentes, tanto da margem direita quanto da esquerda, se encontram totalmente secos, inclusive os próprios formadores que são o Cuiabá da Larga e Cuiabá do Bonito.

  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso é a considerada o Estado das Águas, pelo vasto território que o abrange. são 906.806 km2, ocupados por uma população de 2,4 milhões de habitantes. O Estado tem ainda o privilégio de abranger partes de três importantes biomas brasileiros: a floresta amazônica (52,16%), o cerrado (40,80%) e o pantanal (7,04%). 

  Apesar da obrigatoriedade de enquadramento dos rios pela Resolução CONAMA  357/05 , nenhum rio no estado de Mato Grosso é classificado, sendo o Rio Cuiabá  classificado como classe ll.
  Classe. Conceito. Carinho. Cuidado. Tudo o que o nosso rio Cuiabá, fonte de riquezas, precisa para sobreviver e continuar gerando os benefícios imprescindíveis á nossa população. E essa responsabilidade é de todos
.

...................................

 






Alunos: Alana Correia, Leonardo Fornari, Tatielle Souza e Vicktoria Rhoanne

Com auxilio da jornalista Claudia Campello


Um comentário:

  1. Uma pena terem gravado quatro videos exatamente iguais, todos com as mesmas perguntas...Poderiam ter elaborado perguntas variadas, já que o tema é tão polêmico e abrangente...!

    ResponderExcluir