quinta-feira, 3 de julho de 2014

CÓRREGO MACHADO PEDE AJUDA.


O Córrego Machado há muito tempo era usado como área de lazer e até mesmo fonte de sustento para muitas famílias que habitavam a região de São Gonçalo, Nossa Senhora Aparecida e Coxipó no município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso.

Hoje esta realidade mudou, pois, com o avanço do crescimento imobiliário, comércial e indústrial, Córregos como o Machado antes preservados agora se transformam e depósito de esgoto e lixo.

O Córrego Machado esta sendo usado como depósito de lixo e esgoto, isso é fato, tanto o poder publico como toda a sociedade de uma forma geral, simplesmente ignoram a proteção dessas águas, contribuindo para destruição do córrego, simplesmente ignoram e fecham os olhos para a manutenção e preservação dessas fontes, uma vez que não há um planejamento eficaz em relação à instalação de rede de esgoto pelo poder publico, assim como, os moradores da região não colaboram, fazendo do córrego um depósito de entulho e lixo.

Vale destacar que apenas 30% da população cuiabana é servida de rede de tratamento de esgoto, desta forma os dejetos são depositados in natura no leito de rios e córregos espalhados por Cuiabá, assim como acontece no Córrego Machado.

Lixo doméstico, entulhos e até animais mortos são encontrados todos os dias ao logo do curso do Córrego, causando inundações no período de chuva, doenças aos moradores da região, mau cheiro, mortandade da ictiofauna local e contribuindo para a poluição do Pantanal mato-grossense, uma vez que o referido córrego é contribuinte do Rio Cuiabá, que desagua no Pantanal.
Acadêmicos do 1º Semestre de Engenharia Ambiental da UNIC estiveram na Região do Bairro São Gonçalo entrevistando o Sr. Mario Martins, morador na região a mais de 20 anos, que relata “Olha, não é mentira não, não é mentira, eu bebia água daqui”, referindo-se as águas do Córrego Machado, que hoje esta em avançado estado de eutrofização e poluição. 
Os córregos e rios da Grande Cuiabá necessitam de muito mais do que discursos políticos preservacionistas, precisam de responsabilidade e ação efetiva com o meio ambiente, precisa de políticas que atendam as questões ambientais, a saúde e ao saneamento básico para a população. É fato, que assim como o Córrego Machado, outros rios e córregos de Cuiabá estão entregues ao abandono, descaso e infelizmente fadados a “morte”!

 

 
Por: Cidilvan Barbosa, Elaine Lourenço, João Sebastião Neto, Josimar Firmino, Luiz Carlos Barbosa, Reginaldo Gomes Jorge e Willian da Silva Medeiros - Acadêmicos 1º Semestre de Engenharia Ambiental 2014 - UNIC.

2 comentários:

  1. Precisamos da ajuda do Poder Público, se não fizerem nada à vida e saúde dos moradores da região estarão em risco. Na última semana tivemos uma chuva forte onde o corrego veio a transbordar e atingir casas com alagamento e levando animais peçonhentos.

    ResponderExcluir