quinta-feira, 3 de julho de 2014

ECO PANTANAL - PASSAGEM DA CONCEIÇÃO



Estivemos presente na empresa Eco Pantanal situada na Passagem da Conceição/Várzea Grande, onde acompanhamos maior parte da produção de Blocos Ecológicos.
O tijolo ecológico é diferente do tijolo convencional porque não precisa ser cozido em fornos, eliminando assim a utilização de lenha, evitando assim a derrubada de dez árvores que seriam necessárias  para a fabricação de mil tijolos. Sem lenha também não há geração de  fumaça e, por conseqüência, não há emissão de gases poluentes, e de efeito estufa. Além disso, sua composição é formada por terra, água e cimento. Segundo estudos realizados em todo o Brasil, o sistema construtivo dos Tijolos Ecológicos traz para a obra, de 20 até 40% de economia com relação ao sistema construtivo convencional. Um dos motivos é que não há desperdício, como no tijolo convencional. “Hoje em uma obra convencional cerca de 1/3 do material vai para o lixo”
Percebe-se que a empresa tem uma preocupação com o Meio Ambiente. Para compensar o desmatamento das áreas  a empresa  planta.Eucaliptos.
Vantagens: 
  1. Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede.
  2.  Estrutura – As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes, o que cria uma estrutura muito mais segura.
  3. Redução de uso de madeiras    nas caixarias dos pilares e vigas em quase zero.
  4.  Economia de 70% do concreto    e argamassa de assentamento.
  5.  Economia de 50% de ferro.
  6. Os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas queimando em fornos e contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos.
  7. Durabilidade maior do que o tijolo comum, pois chega a ser até 6 x mais resistente.
  8. Revestimento é simples usando-se direto sobre tijolo apenas uma fina camada (5mm) de reboco, textura, gesso ou graffiti;  11. O assentamento dos azulejos é direto sobre os tijolos
  9.  Acústica Como o tijolo ecológico possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico   , diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.

Houve-se um grande desmatamento, tanto para se instalar a fábrica quanto para se ter a retirada do solo. E para compensar o impacto causado foram plantadas algumas mudas de Eucalipto ao redor da empresa e algumas pela região, já que a mesma é uma região de sítios/fazendas.
Em Mato Grosso, tijolos ecológicos podem ser encontrados à venda em empresas que possuem tecnologia própria para fabricação. Os tijolos são feitos com uma mistura de água, solo e cimento que são prensados em uma máquina, e saem em blocos modulares com tamanhos padronizados. Eles têm o dobro de resistência quando comparados aos tijolos de cerâmica e são termos-acústico. 
Por que ecológico?




  • Não usar o barro vermelho, evita a degradação do meio ambiente causada pela exploração de jazidas de argila.
  •  Se valer de uma técnica construtiva moderna e eficiente, reduz drasticamente o desperdício de recursos e a geração de resíduos
  • Não necessitar de fornos ou outros meios de queima. Estima-se que, para cada mil tijolos ecológicos fabricados, de sete a doze árvores sejam poupadas, o que reduz o desmatamento e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
  • Exigir menor grau de especialização, a técnica construtiva facilita a inclusão de novos profissionais no mercado de trabalho, criando oportunidades de geração de renda para cidadãos com perfil de baixa empregabilidade.
    Concluímos que apesar dos impactos ambientais causados pela retirada de solo e pela devastação feita no local, o tijolo ecológico é um dos métodos mais eficientes se tratando de construção civil, pois o mesmo tem seu fator de poluição reduzido, deixando assim uma ideia para ser aderida...

    Alunos: Carlos Rennan, Lucas Leite, Rafael Cezar Silva, Welber Gabriel e Wallason Brunno.
    1° Semestre de Engenharia Ambiental/UNIC. 










    Nenhum comentário:

    Postar um comentário